Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Saúde mental e maternidade marcam celebração do Dia das Mães na UnirG 


08 de Maio de 2026



Para comemorar o Dia das Mães, neste próximo domingo, 10 de maio, a Fundação UnirG e a Universidade de Gurupi - UnirG promoveram na manhã desta sexta-feira, 08, um bate-papo e um café da manhã especial dedidado as mães da Instituição. O evento ocorreu no centro administrativo.

Entre os presentes estavam o presidente da Fundação UnirG, Dr. Thiago Piñeiro Miranda, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil - Proecae, Ma. Káttia Ferreira da Silva, representando a reitora da UnirG, Dr.ª Jaqueline de Kássia Ribeiro; o presidente da Associação dos Servidores Administrativos da Fundação UnirG - AsaunirG, Ricardo Batista de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, Ivanilson Marinho; e o vereador, Walter Coelho. 

A pró-reitora, Káttia Ferreira, falou sobre os momentos de dificuldades ao relembrar o início da gravidez. Ela disse ainda sobre a importância da discussão sobre saúde mental e maternidade.

Para o presidente da Fundação UnirG, a sociedade deve como um todo dar mais atenção para a saúde mental das mães. Portanto, esse evento foi idealizado com carinho para também tentar ser útil e trazer reflexões.

“Não podemos deixar de reconhecer esse papel importante dessas profissionais que vem somar no ambiente de trabalho tornando-o mais acolhedor e agradável devemos retribuir todo esse carinho que recebemos”, finalizou  Drº Thiago Piñeiro Miranda.

A celebração iniciou com um bate-papo sobre saúde mental e maternidade, com a médica psiquiatra, Dr.ª Luciana Krebs, e a jornalista e psicóloga, Meiry Bezerra Viegas. 

Elas abordaram temas como: mudanças no corpo e psique da mulher ao tornar-se mãe, a busca por informação na internet, a síndrome do ninho vazio. Trouxeram ainda a reflexão sobre o que é ser mãe.

A Dra.ª Luciana Krebs, falou sobre a busca incessante da perfeição da mulher em ser a melhor mãe, afirmou que muitas mulheres buscam referências, esquecendo-se de que cada mulher tem sua história e vivência. “Nos perdemos olhando para fora quando não devemos nos colocar no lugar do outro, temos que aceitar que cada maternidade é única".

Ao finalizar a fala, a médica alertou sobre o autocuidado que todas as mães deveriam ter. Para cuidar, é preciso que todas estejam bem, e, em momento de crises e incertezas, nunca ignorar e estar sempre abertas a mudanças e aprendizados que a maternidade exige. 

A auxiliar de serviços gerais da UnirG, Zuleide Pereira Lima, mãe de dois filhos, falou com orgulho e gratidão sobre a UnirG e esses momentos de descontração. “Sou muito grata por está aqui, por que foi aqui que eu cresci, e considero a UnirG como uma mãe. E como mãe a gente sabe que não é perfeita, mas me sinto muito guerreira e uma mulher de caráter, e sou muito feliz, faço tudo pelos filhos e devo tudo isso a minha mãe, uma mulher de fibra, Maria Creudilene, conhecida como Dona Mariquinha”, declarou. 

Ao final da programação o cantor  e compositor Chiquinho Chokolate realizou uma apresentação musical. Foi servido um coffe break, além do sorteio de brindes para as mães presentes. 


Thais Lira e Nathália Costa - Jornalistas Ascom/UnirG

Haylma Jayne - Fotos   






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais